terça-feira, 29 de maio de 2012

ATIVIDADE PARA OS 1º ANOS A e B
TROVADORISMO



Caros alunos, neste início de Bimestre, vocês puderam aprender um pouco sobre o início da Literatura na Idade Média,  que se deu com o Trovadorismo.
Assistam ao vídeo a seguir para fazerem as suas considerações.



Agora, leiam o texto que também fala sobre o Trovadorismo.


Após assistirem ao vídeo e lerem o artigo, respondam em forma de texto:
  • O que foi o Trovadorismo;
  • Onde e quando ocorreu o seu surgimento;
  • Quais eram as suas características;
  • Quem eram os trovadores;
  • O que eram as cantigas, para quem eram declamadas e como eram classificadas;
  • E por fim, faça uma comparação do Trovadorismo com o a Literatura de Cordel, trabalho característico da região Nordeste e que de certa forma, possui familiaridade com o Trovadorismo, conforme foi exposto em sala de aula.
Obs: Seu texto deve ser escrito em Norma culta da Língua Portuguesa, ser coeso e responder às questões acima de forma coerente. Ele deve ter no mínimo 10 linhas e máximo de 25. O mesmo será avaliado com uma nota de 0 a 5,0.
Não copiem o seu texto, escrevam o seu entendimento a respeito do assunto, conforme estudamos até hoje nas aulas de Literatura.

Boa Sorte.... Professora Rosana.

22 comentários:

  1. Nome: Jhulha Pelegati n° 12 1°A
    Aconteceu na primeira fase da história de Portugal e está intimamente ligado à formação do país como reino independente. E tudo isso correu em Portugal em 1189 ou 1198 . Eles tinha muito amizade , amor , e muitas outras , suas cantigas era ,poesias contando por um trovador . trovados eram pessoas , cavalheiros pobre de classe baixas . trovadorimos , é algo antigo , que existia antigamente , e trovadorismo na literatura de cordel é algo que ainda existi . ainda esta presente na vida das pessoas .

    ResponderExcluir
  2. Thainá Karolynne . nº : 21 1 ANO A '

    TROVADORISMO

    O Trovadorismo também conhecido como Epóca Medieval ,é o primeiro movimento literário da Língua Portuguesa .
    Iniciou -se em 1819 , na Idade Média no mesmo periodo em que Portugual começou a se torna um país independe .
    A poesia desta época são basicamente cantigas , com instrumentos como Alaúde ,flauta , viola , gaita , etc .
    Essas poesias ou cantigas eram feitas pelos trovadores que declamavam ou cantavam .
    As cantigas poderiam ser de Amor, Amigo ou Satíricas .
    Na cantiga de amor , os trovadores declamavam o amor a sua amada , e o seu amor nem sempre era correspondido .
    Na cantiga de amigo , os trovadores podiam ser femininos , que falavam da amizade , do carinho pelo amigo .
    As satirícas eram que maldiziam , que falavam mal das pessoas em público ,eles faziam isso pra difamar a amada que não havia correspondido o seu amor.
    A Literatura de cordel era feita para criticar em relação a pobreza , do pobre e do rico , para expor sua opinião sobre o mundo . Já o Trovadorismo eram feitas para declarar o amor , a amizade , o amor não correspondido , então elas se diferenciam bastante .

    ResponderExcluir
  3. Thalyane Cecílio - Nº: 22 ' 1ºA

    TROVADORISMO .

    Trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Surgiu no século XII, na Idade Média, período em que Portugal estava no processo de formação nacional.
    O que marcou o Trovadorismo foi a 'Cantiga da Ribeirinha' ela também é conhecida como 'Cantiga de Garvaia, escrita por Paio Soares de Taveirós no ano de 1189.
    Os trovadores eram os artistas de origem nobre, que compunham e cantavam, com instrumentos musicais, as cantigas, poesias cantadas. Estas cantigas eram manuscritas e reunidas em livros, conhecidos como Cancioneiros.
    Os trovadores mais conhecidos são: Dom Duarte, Dom Dinis, Paio Soares de Taveirós, João Garcia de Guilhade, Aires Nunes e Meendinho.

    No trovadorismo galego-português, as cantigas são divididas em: Satíricas Cantigas de Maldizer e Cantigas de Escárnio e Líricas Cantigas de Amor e Cantigas de Amigo.

    Cantigas de Maldizer: através delas, os trovadores faziam sátiras diretas, chegando muitas vezes a agressões verbais. Em algumas situações eram utilizados palavrões. O nome da pessoa satirizada podia aparecer explicitamente na cantiga ou não.

    Cantigas de Escárnio: nestas cantigas o nome da pessoa satirizada não aparecia. As sátiras eram feitas de forma indireta, de duplos sentidos.

    Cantigas de Amor: neste tipo de cantiga o trovador destaca todas as qualidades da mulher amada, colocando-se numa posição inferiora ela. O tema mais comum é o amor não correspondido (as trovas, o amor dispensado, sofrimento pelo amor não correspondido).

    Cantigas de Amigo: enquanto nas Cantigas de Amor o eu-lírico é um homem, nas de Amigo é uma mulher (os escritores eram homens). A palavra amigo significa: namorado. O tema principal é a lamentação da mulher pela falta do amado.

    A diferença entre o Trovadorismo e a literatura de Cordel , é que o trovadorismo são poesias de AMOR ,pelo falta de seu amado .
    E a literatura de Cordel é de forma rimada de forma oral ou em folheto , com críticas do mundo de forma popular .

    ResponderExcluir
  4. Amanda Del Vechio 1º Ano A
    O Trovadorismo também conhecido como Epóca Medieval ,é o primeiro movimento literário da Língua Portuguesa .
    Iniciou -se em 1819 , na Idade Média no mesmo periodo em que Portugual começou a se torna um país independe .
    As suas características eram:as Cantigas de Maldizer, as Cantigas de Escárnio,as Cantigas de Amor,e as Cantigas de Amigo.
    Os Trovadores eram cavaleiros de classe social inferior aos Nobres. AS Cantigas eram poesias cantadas e essas poesias eram declaradas ao publico quanto masculino, quanto feminino. Elas eram Classificadas em: Cantigas de Maldizer, as Cantigas de Escárnio,as Cantigas de Amor,e as Cantigas de Amigo.
    O Trovadorismo, Muitas vezes era feito para rir da cara das Pessoas, Já a Literatura de Cordel até Hoje é feita para alegrar as pessoas em um dia triste !

    ResponderExcluir
  5. nome:Matheus Nº:15 "1ºA"

    O trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa.
    Surgiu no século XII, em plena Idade Média, período em que Portugal estava no processo de formação nacional.
    o Trovadorismo eram cantigas feitas e cantadas pelos trovadores para declararem seu amor por sua amada.
    os trovadores eram os artistas de origem nobre, que compunham e cantavam, com o acompanhamento de instrumentos musicais, as cantigas (poesias cantadas).
    As cantigas eram poemas feitos pelos trovadores, as cantigas são divididas em: Satíricas (Cantigas de Maldizer e Cantigas de Escárnio) e Líricas (Cantigas de Amor e Cantigas de Amigo).
    Cantigas de Maldizer: através delas, os trovadores faziam sátiras diretas, chegando muitas vezes a agressões verbais. Em algumas situações eram utilizados palavrões. O nome da pessoa satirizada podia aparecer explicitamente na cantiga ou não.
    Cantigas de Escárnio: nestas cantigas o nome da pessoa satirizada não aparecia. As sátiras eram feitas de forma indireta, utilizando-se de duplos sentidos.
    Cantigas de Amor: neste tipo de cantiga o trovador destaca todas as qualidades da mulher amada, colocando-se numa posição inferior (de vassalo) a ela. O tema mais comum é o amor não correspondido.
    Cantigas de Amigo: enquanto nas Cantigas de Amor o eu-lírico é um homem, nas de Amigo é uma mulher (embora os escritores fossem homens). A palavra amigo nestas cantigas tem o significado de namorado. O tema principal é a lamentação da mulher pela falta do amado.
    A diferença entre o trovadorismo e a literatura de cordel, O trovadorismo era feito por pessoas ricas e na maioria das vezes o trovador se declarava seu amor por sua amada através das cantigas.
    Já na literatura de cordel as canções são feitas de forma rimada e as pessoas que cantam são pessoas simples e essas canções são feitas pra criticar varias coisas.

    ResponderExcluir
  6. O Trovadorismo, Aconteceu na primeira fase da história de Portugal e está intimamente ligado à formação do país como reino independente. E tudo isso aconteceu em Portugal em 1189 ou 1198 . Eles tinha cantingas de amizade , amor, escarnio e de maldizer, suas cantigas era ,poesias contando por um trovador. Trovados eram, cavalheiros pobre de classe baixa. O Trovadorimos, O Trovadorismo, Muitas vezes era feito para rir da cara das Pessoas, Já a Literatura de Cordel até Hoje é feita para alegrar as pessoas em um dia triste !A diferença entre o trovadorismo e a literatura de cordel, O trovadorismo era feito por pessoas ricas e na maioria das vezes o trovador se declarava seu amor por sua amada através das cantigas.
    Já na literatura de cordel as canções são feitas de forma rimada e as pessoas que cantam são pessoas simples e essas canções são feitas pra criticar varias coisas.

    ResponderExcluir
  7. Suelen Nº20 1ºano"A"

    O trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa.
    Surgiu no século XII, em plena Idade Média, período em que Portugal estava no processo de formação nacional.Iniciou -se em 1819 , na Idade Média no mesmo periodo em que Portugual começou a se torna um país independe .
    As suas características eram:as Cantigas de Maldizer, as Cantigas de Escárnio,as Cantigas de Amor,e as Cantigas de Amigo.A diferença entre o Trovadorismo e a literatura de Cordel , é que o trovadorismo são poesias de AMOR ,pelo falta de seu amado .
    E a literatura de Cordel é de forma rimada de forma oral ou em folheto , com críticas do mundo de forma popular .
    Bom pelo o que eu entendi do Trovadorismo é só isso...

    ResponderExcluir
  8. Trovadorismo, também conhecido como Primeira Época Medieval, é o primeiro movimento literário da língua portuguesa. Seu surgimento ocorreu no mesmo período em que Portugal começou a despontar como nação independente, no século XII.
    Suas características eram: Cantigas de Amor, Cantigas de Amigo, Cantigas de Escárnio e Cantigas de Maldizer.Os Trovadores eram cavaleiros de classe social inferior aos Nobres.
    A Cantigas eram poesias cantadas e essas poesias eram declaradas ao publico quanto masculino, quanto feminino.

    João Paulo 1ºA
    O Trovadorismo, Muitas vezes era feito para rir da cara das Pessoas, Já a Literatura de Cordel até Hoje é feita para alegrar as pessoas em um dia triste.

    ResponderExcluir
  9. O trovadorismo foi o conjunto de manifestações literarias que reune os poemas feitos por trovadores para serem cantados em feiras ,festas e castelos nos ultimos seculos da idade media .
    A produção trovadoresca se desenvolves na região de Castelo ,Galicia ,Leão e Aragão entre o final do seculo XII e meados do seculoXIV.
    O trovador assume o eu-lirico masculino e se dirige a amada como uma figura idealizada e distante.
    Os fidalgos eram quem declamva a poesia.
    O trovadorismo pode ser dividida em dois generos lírico e satírico. O gênero lírico se subdivide em duas categorias (cantigas de amigo e cantigas de amor) e o satírico é caracterizado pelas cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.
    As cantigas de amor era a que o trovador assume um eu-lírico masculino e se dirige à mulher amada como uma figura idealizada e distante.
    As cantigas de amigo ao contrario da de amor o eu-lirico é feminino e na maioria das vezes esta declamando sua dor as amigas pela falta do namorada ou porque ele foi embora e a deixou.
    As cantigas de escarnio são composições em que se critica alguem atraves de zombaria,as satiricas são indiretas para encobrir a agressividade atraves do equivoco e da ambiuidade .
    As cantigas de maldizer apresenta satirica indireta contudente e clara .A pessoa alvo é citada nominalmente .
    O trovadorismo é bem diferente da literatura de cordel, pois na literatura de cordel eles falam o que pensam não é bem elaborada e se trata da condição de rico e pobre.
    Nayane 1º ano “A”

    ResponderExcluir
  10. Trovadorismo: corresponde à primeira fase da história de Portugal e está intimamente ligado à formação do país como reino independente.

    O conjunto de suas manifestações literárias reúne os poemas feitos por trovadores para serem cantados em feiras, festas e castelos nos últimos séculos da Idade Média.Cantigas de amor: o trovador assume um eu-lírico masculino e se dirige à mulher amada como uma figura idealizada e distante. Ele se coloca na posição de fiel vassalo, a serviço de sua senhora - a dama da corte -, fazendo desse amor um objeto de sonho, distante e impossível.Poesia trovadoresca: pode ser dividida em dois gêneros: lírico e satírico. O gênero lírico se subdivide em duas categorias (cantigas de amigo e cantigas de amor) e o satírico é caracterizado pelas cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.A produção trovadoresca se desenvolveu na região de Castela, Galícia, Leão e Aragão (todas na atual Espanha) entre o final do século 12 e meados do século 14. Ela constitui amplo repositório de informações não apenas literárias, mas também históricas. Portanto, pode aparecer em questões de literatura e de história.



    Edivalddo Gomes de Mattos 1 ano A.

    ResponderExcluir
  11. trovadorismo, também conhecido como Primeira Época Medieval, é o primeiro movimento literário da língua portuguesa.
    Seu surgimento ocorreu no mesmo período em que Portugal começou a despontar como nação independente, no século XII.
    Suas características eram: Cantigas de Amor, Cantigas de Amigo, Cantigas de Escárnio e Cantigas de Maldizer
    Os Trovadores eram cavaleiros de classe social inferior aos Nobres.
    A Cantigas eram poesias cantadas e essas poesias eram declaradas ao publico quanto masculino, quanto feminino.
    E a literatura de Cordel é de forma rimada de forma oral ou em folheto , com críticas do mundo de forma popular .
    Bom pelo o que eu entendi do Trovadorismo é só isso...

    ResponderExcluir
  12. Ele se iniciou em Portugal no ano de 1189.O trovadorismo foi o primeiro movimento da literatura ,o trovadorismo e um conjunto de poemas de trovadores que ai expõem, seus sentimentos etc .São 4 tipos de cantigas:
    cantiga de amor:o trovador expressa seus sentimentos pela mulher amada mesmo que o amor não seja correspondido.
    cantiga do amigo :e quando a mulher fica lamentando pelo seu querido amado.
    cantiga de maldizer:ele fala vamos dizer na cara para pessoa saber que ele esta falando dela usando palavrões etc.
    cantiga de escárnio:já e completamente diferente do maldizer o nome da pessoa não e divulgado e tem um duplo sentido. Os trovadores eram de origem nobre.Um dos destaques dos trovadores é o DOM DUARTE.
    ESSA LITERATURA do cordel era criticar o pobre e rico já o trovadorismo era expressarem seus sentimentos pelas pessoas etc...

    ResponderExcluir
  13. Trovadorismo é o primeiro movimento da literatura.
    Os trovadores faziam cantigas e poesias e nelas expressavam o que sentiam pelas suas amadas , colocavam suas qualidades.
    Iniciou-se em Portugal no século XII , mas sua origem deram-se na Occitânia e depois se espalhou por toda Europa.
    Existem 4 tipos de cantigas essas são elas:
    Cantiga do amigo:É a lamentação da mulher pela falta do amado.
    Cantiga de Maldizer: os trovadores faziam sátiras diretas,e as vezes usavam até palavrões , o nome da pessoa pra ela saber que é você mesmo que ele estava se referindo.
    Cantigas de amor: Na cantiga o trovador destaca todas as qualidades da mulher amada. O tema mais comum é o amor não correspondido.
    Cantiga de Escárnio: O nome da pessoa não aparecia, era de forma indireta e de duplo sentido.
    A literatura do Cordel era para criticar a pobreza , o pobre e o rico. Já o trovadorismo é para os trovadores colocarem na cantiga o que expressavam pelas suas amadas , suas qualidades.

    ResponderExcluir
  14. Trovadorismo
    Foi uma época marcada pelos poetas que faziam poesias e musicas cantadas para suas amadas.
    Isso aconteceu nos castelos na era medieval os trovadores eram da nobreza que cantavam para suas amadas da nobreza e não haviam pobres trovadores .
    A diferença entre os trovadores da era medieval e do cordel era que os trovadores cantavam para suas amadas da nobreza (princesas etc.).
    O cordel era contado uma historia e era cantada para suas amadas mas não precisava ser da nobreza porque hoje em dia não existe mais isso. E a literatura de Cordel é de forma rimada de forma oral ou em folheto , com críticas do mundo de forma popular .
    mauricio;keendy

    ResponderExcluir
  15. Mariany e Débora " 1 ano B "

    O trovadorismo surgiu em Portugual no século de XII e é conheçido como Primeira Epoca medieval e o primeiro movimento da Lingua Portuguesa .
    Os trovadorismo eram os artistas de origem nobres que compunham com o instrumentos musicais , as cantigas ( poesias cantadas ).
    Um dos destaque do trovadorismo é o : Dom Duarte , Dom Dinis , Meendinho .
    Cantigas de Escarnio : O nome da pessoa não aparecia , era de forma indireta e de duplo sentido .
    Cantigas de Amor : Destaca todas as qualidades da mulher amada .O tema mais comum é o amor não correspondido.
    Cantigas de Amigo : É a lamentação da mulher pela falta de seu amado .
    Cantigas de Maldizer :Os trovadores faziam satiros diretos e as vezes usavam até palavrões , o nome da pessoa pra ela saber que é de você mesmo que esta falando .
    O trovadorismo e o Cordel tem diferença que é que os assuntos do cordel são diversificado , pois todos mundo pode fazer as canções a ja no trovadorismo era pessoas nobres que faziam , no trovadorismo tinha um publico alvo e ja no cordel é para todas as pessoas e fala sobre tudo , tanto quanto rico, quanto pobre .

    ResponderExcluir
  16. O Trovadorismo é a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Seu surgimento ocorre no mesmo período em que Portugal começa a despontar como nação independente, no século XII; porém, as suas origens dão-se na Provença, de onde vai se espalhar por praticamente toda a Europa. Apesar disso, a lírica medieval galego-portuguesa vai possuir características próprias, uma grande produtividade e um número considerável de autores conservados.Existem 4 tipos e cantigas são elas :
    * - Cantigas de Amor* - Cantigas de Amigo* - Cantigas de Escárnio* - Cantigas de Maldizer.
    A Cantigas eram poesias cantadas e essas poesias eram declaradas ao publico quanto masculino, quanto feminino.
    oque eu entendi sobre o trovadorismo foi istu...
    nomes: leandro e Ariane 1ºb

    ResponderExcluir
  17. TROVADORISMO


    O TROVADORISMO TEVE INICIO EM 1189 Á 1198 EM PORTUGAL A POESIA DO TROVADORISMO TEM INTIMA LIGAÇÃO COM A MUSICA.
    TROVADORISMO ERAM COMPUNHAM POESIA E AS MELODIAS AS CANTIGAS ERA TEMATIZADA A CONFISSÃO AMOROSA DO HOMEM COM A MULHER AMADA.
    OS TROVADORES ERAM PESSOAS NOBRES COMO CAVALEIROS ETC..
    AS CANTIGAS ERAM DE AMOR, DE AMIGOS , DE ESCARNIO E MALDIZER.
    AS CANTIGAS ERAM ACOMPANHADA DE VARIOS EXTRUMENTOS COMO: O ALAÚDE, A VIOLA, A FLAUTA ESSE EXTRUMENTOS ERAM USADA NA ERA MEDIVAL.
    A DIFERENÇA DE TROVADORISMO É AQUELE QUE COMPÕEM AS CANTIGAS E AS POESIAS E A LITERATURA DE CORDEL:É AS NOVELA DE CAVALARISMO
    NOME: JOYCE 1 ANO B

    ResponderExcluir
  18. Trovadorismo

    Trovadorismo começou por volta o ano de 1189 com a cantiga de Ribeirinha ou cantiga de Guarvaia de Paio Soares de Taiverois.
    O periodo mais criativo do trovadorismo foi no seculo XIII ao seculo XVI o trovadorismo foi uma especie de poemas com melodia acompanhadas por um som de um instrumentos chamados Alaúde,fluta e viola.
    As cantigas são classificadas em: Cantigas De Amor,Cantigas De Amigo,Cantigas De Maldizer,Cantigas De Escárnio.
    As pessoas que cantavam essas pessoas eram os troladores,que a maioria das vezes eram pessoas da nobreza.
    O trovadorismo eram cantigas que as pessoas usavam para declarar seus sentimentos e historias,já a literatura de cordel é feito a maioria das vezes para divertir com hitorias engraçadas.

    Beatriz Da Silva e Beatriz Donzeli 1ºB

    ResponderExcluir
  19. Trovadorismo Luana Gabriela

    o trovadorismo teve inicio no ano de 1189 ou 1198 não se sabe a data certa em Portugal
    o trovadorismo português teve influência da cultura provençal
    A provença , região do sul da frança .
    suas características; são as cantigas de amor, as cantigas de mal dizer
    as cantigas de amigo e as cantigas de escárnio
    as cantigas de amor eram geralmente escritas por homens que declaravam seu amor por sua amada, nas cantigas de amigo eram escrita por mulheres
    os homens que escreviam essas cantigas se passavam pela mulher que namora ou pela qual ele tem interesse , a cantiga de escárnio é produzida atra da zombaria do sarcasmo traço tipico da sátira , cantigas de maldizer apresentava uma sátira direta muitas vezes usava palavras de baixo calão
    e dava nome a pessoa criticada .
    os trovadores eram : Don Dinis João Garcia de Guilhade Martin Codax Paio Soares de Taveirós

    ResponderExcluir
  20. Trovadorismo – Mariana Andrade e Luiza

    Trovadorismo tambem é conhecido como primeira epoca medieval, e ele foi o primeiro movimento literario da lingua portuguesa .
    Marco inicio em portugal entre 1189 a 1198.
    Apesar disso, a lírica medieva Galaico- pórtugues possui caracteristicas próprias, uma grande produtividade e um numero consideravel de autores conservados.
    Os trovadores eram pessoas nobre e os cavalheiros.
    Cantigas de escarno, cantigas de amor, cantigas de amigo, e de maldizer.
    A diferença entre os trovadores da era medieval e do cordel era que os trovadores cantavam para suas amadas da nobreza (princesas etc.).
    O cordel era contado uma historia e era cantada para suas amadas mas não precisava ser da nobreza porque hoje em dia não existe mais isso. E a literatura de Cordel é de forma rimada de forma oral ou em folheto , com críticas do mundo de forma popular .

    ResponderExcluir
  21. Trovadorismo:é o primeiro movimento literário da língua portuguesa. Seu surgimento ocorreu no mesmo período em que Portugal começou a despontar como nação independente, no século XII; porém, as suas origens deram-se na Occitânia, de onde se espalhou por praticamente toda a Europa. Apesar disso, a lírica medieval galaico-português possuiu características próprias, uma grande produtividade e um número considerável de autores conservados.existem as cantigas de amor,amigo,maldizere escarnio.os trovadores eram nobres da realeza etc.As cantigas eram sempre acompanhadas de instrumentos.

    ResponderExcluir