terça-feira, 29 de maio de 2012

ATIVIDADE PARA OS 1º ANOS A e B
TROVADORISMO



Caros alunos, neste início de Bimestre, vocês puderam aprender um pouco sobre o início da Literatura na Idade Média,  que se deu com o Trovadorismo.
Assistam ao vídeo a seguir para fazerem as suas considerações.



Agora, leiam o texto que também fala sobre o Trovadorismo.


Após assistirem ao vídeo e lerem o artigo, respondam em forma de texto:
  • O que foi o Trovadorismo;
  • Onde e quando ocorreu o seu surgimento;
  • Quais eram as suas características;
  • Quem eram os trovadores;
  • O que eram as cantigas, para quem eram declamadas e como eram classificadas;
  • E por fim, faça uma comparação do Trovadorismo com o a Literatura de Cordel, trabalho característico da região Nordeste e que de certa forma, possui familiaridade com o Trovadorismo, conforme foi exposto em sala de aula.
Obs: Seu texto deve ser escrito em Norma culta da Língua Portuguesa, ser coeso e responder às questões acima de forma coerente. Ele deve ter no mínimo 10 linhas e máximo de 25. O mesmo será avaliado com uma nota de 0 a 5,0.
Não copiem o seu texto, escrevam o seu entendimento a respeito do assunto, conforme estudamos até hoje nas aulas de Literatura.

Boa Sorte.... Professora Rosana.


segunda-feira, 28 de maio de 2012

6º Ano A. 
Regras de ACENTUAÇÃO GRÁFICA em  Língua Portuguesa - Prosódia - Já obedecendo ao Novo Acordo Ortográfico.

Prosódia é a parte da fonética que tem por finalidade a exata acentuação tônica das palavras.

Você, porventura, sabe por que acentuamos graficamente algumas palavras e outras não?
A resposta é muito simples:  toda palavra de nossa língua tem sua sílaba tônica natural. A palavra casa, por exemplo, é paroxítona, pois a sílaba tônica dessa palavra é a penúltima, mesmo não sendo acentuada graficamente, é ca é a silaba pronunciada "com mais força" ao falarmos. Como essa é a prosódia natural da palavra casa, não há necessidade de acento gráfico. 
Quando, no entanto, há um desvio da prosódia natural  - a palavra açúcar, por exemplo - , há necessidade do acento gráfico, pois houve um desvio da prosódia natural da palavra, que, em rigor, deveria ser açucar (oxítona). Como está oficialmente consagrada e dicionarizada a pronúncia açúcar (paroxítona), devemos, então, marcar o desvio da tonicidade, isto é, da prosódia natural da palavra com um acento gráfico.
Com base nesse princípio, estabeleceram-se, então, as regras gerais de acentuação gráfica das palavras em Língua Portuguesa, que são as seguintes:

1) Acentuam-se todas as palavras monossílabas tônicas terminadas em:
-a(s), -e(s), e -o(s).
Ex,: já, pá, pé, vê, vês. nó, só, etc.
Obs.: Não se acentuam as palavras monossílabas tônicas terminadas em i(s) e u(s), tais como em si,. ti, cru, etc.

2) Acentuam-se graficamente as palavras oxítonas terminadas em:
-a(s), -e(s), -o(s), -em e -ens.
Ex.: fubá, xarás, café, você, avó, avô, armazém, armazéns, parabéns, etc.
Obs.: Não se acentuam graficamente as palavras oxítonas terminadas em i(s) e u(s), como em caqui, aqui, tatu, cajus, Itu, etc.
As formas verbais terminadas em -a, -e ou -o, sejam elas monossílabas tônicas ou oxítonas, seguidas de -la, -lo, -las e -los, são acentuadas normalmente: dá-la, fazê-lo, informá-los, etc.

3) Acentuam-se graficamente todas as palavras paroxítonas não terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em, -ens e am.
Ex.: açúcar, fácil, líder, éden, órfã, ímã, júri, vírus, álbum, bíceps, látex, etc.
Essa regra nos mostra que todas as palavras paroxítonas que não possuem as terminações mencionadas não recebem acento gráfico. 
Estão fora dessa regra, no entanto, os prefixos terminados em -r e -i: anti-heroi, semi-habilitado, hiper-rápido, super-heroi, etc.

4) Acentuam-se graficamente todas as palavras paroxítonas terminadas em ditongo, quando este é representado graficamente..
Ex.: água, óleo, família, notícia, carícia, cárie, história, série, matéria, etc.
ATENÇÃO; observe que estamos falando em ditongos representados graficamente, como em notícia, por exemplo. Estão de fora dessa regra, portanto, ditongos como jovem, falam, que só ocorrem na fala.

5) Acentuam-se graficamente todas as palavras proparoxítonas.
Ex.: lâmpada, célula, cédula, rápido, gramática, pétalas, etc.
Obs.: Como foi dito, os ditongos crescentes, em final de sílabas, podem ser separados nadivisão silábica: tanto pode ser his-tó-ria, como his-tó-ri-a;. sé-rie, como sé-ri-e. No primeiro caso (his-tó-ria), classificamos tais palavras como paroxítonas terminadas em ditongo crescente; no segundo caso (his-tó-ri-a), dizemos que são proparoxítonas relativas ou eventuais.

6) Acentuam-se graficamente as vogais i e u tônicas, quando aparecerem depois de outra vogal (formando hiato), sozinha em uma sílaba, acompanhada ou não de s.
Ex.: saúde, saída, faísca, jaús, etc.
Esta última regra possui uma única exceção: se a vogal i do hiato, isolada na sílaba, vier seguida de nh, não deve receber acento gráfico. Isso quer dizer que palavras como rainha, bainha, campainha, moinho, etc. não recebem acento gráfico.
Deve-se, ainda, esclarecer que a repetição também de tais vogais em  uma palavra, formando hiato, dispensa o acento gráfico, como em xiita e juuna.

7) Os verbos ter e vir possuem as formas do plural da 3ª pessoa do presente do indicativo com acento gráfico, para diferençar das formas do singular.
Ex.: Ele tem pouco dinheiro.
Eles têm pouco dinheiro.
Ela vem regularmente à minha loja.
Elas vêm regularmente à minha loja.


Exercícios
Para ter acesso aos exercícios, clique no link abaixo.